Clique aqui e veja as últimas notícias!

NUTRIÇÃO E BOA FORMA

Entenda o que ocorre com o corpo durante a prática de exercícios físicos

Diminuição da pressão arterial, melhora da circulação sanguínea e liberação de hormônios estão entre os benefícios
03/08/2021 14:18 - Naiane Mesquita

Que exercícios físicos fazem bem para a saúde, todo mundo sabe. Mas, o que realmente acontece com o nosso corpo durante a prática? Segundo o professor da Uniderp e doutor em educação física, Flavio Conche, por enquanto, o que se sabe é que existem estímulos fisiológicos responsáveis por causar melhoras metabólicas e morfológicas no nosso corpo.

“A primeira coisa que devemos saber é que o corpo humano é uma máquina excepcional, adaptando-se a todo e qualquer estímulo que as submetemos", esclarece o professor. 

Segundo Conche, as adaptações podem ser divididas em agudas e crônicas. "As adaptações agudas são o que acontece no ato do exercício físico, ou seja, aquela que acontece durante a execução de qualquer prática desportiva, e as adaptações crônicas são aquelas que vão ocorrer devido a um longo prazo e contínuo da prática de exercício físico, como, por exemplo, melhora da disposição ou melhora do sistema cardiorrespiratório”, explica.

Ainda não acabou... Assine o Correio do Estado para continuar lendo essa notícia

Apóie o jornalismo sério, que tem compromisso com a verdade e com a entrega de conteúdo relevante para você todos os dias.
Apenas R$ 9,90 por mês.

Quero Assinar

Já é assinante? Faça login clicando aqui