Clique aqui e veja as últimas notícias!

MOTOMAIS

Confira as dicas e novidades semanais sobre motos no Brasil e no mundo

Semanalmente a coluna acompanha as notícias em destaque no meio automotivo
27/11/2021 18:00 - Edmundo Dantas/AutoMotrix


Parada com opção

Desde o lançamento, em outubro de 2015, a Honda CB Twister lidera as vendas em seu segmento. 

Agora, acaba de chegar à linha 2022. Há três anos, o modelo traz como diferencial exclusivo o fato de oferecer versões com sistemas de freio diferentes, ABS ou CBS. 

A ideia da Honda ao oferecer tecnologias de freios distintas em um mesmo modelo traduz o propósito de atender a clientes de perfis diferentes. 

Para os iniciantes, a frenagem CBS é mais indicada. Já aqueles com maior experiência ao guidão podem optar pela frenagem ABS. 

O motor permanece sendo o OHC monocilíndrico de quatro tempos, arrefecido a ar, com quatro válvulas, alimentação por injeção eletrônica PGM-Fi e dotado de tecnologia FlexOne. 

Com 22,4 cavalos (gasolina) e 22,6 cavalos (etanol) de potência máxima, exibe torque de 2,24 kgfm (gasolina) e 2,28 kgfm (etanol), números que conferem à CB Twister a melhor relação peso/potência de sua categoria. 

As Honda CB Twister 2022 estarão disponíveis nas concessionárias a partir de dezembro. 

A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas. 

Os preços ficam em R$ 17.190 para a CB Twister CBS, disponível nas cores Branco e Azul Perolizado, vão a R$ 17.990 para a CB Twister ABS na cor Cinza Fosco e atingem R$ 18.290 na CB Twister ABS em Vermelho.

Nas ruas do Velho Continente

A Yamaha revelou na Europa a nova geração da TMAX. Com duas décadas de estrada, a scooter esportiva foi renovada por completo. 

Os destaques do novo visual são a carenagem mais compacta e as (sem este ‘novas’) rodas. 

A scooter também ganhou um painel de instrumentos com tela de TFT colorida de 7 polegadas, que pode ser pareado aos smartphones por meio do Bluetooth, Wi-Fi ou pela porta USB. 

O sistema de Smart Key que permite o acionamento da scooter por meio de um botão - bastando a chave estar no bolso ou em uma mochila do piloto. Rodas de dez raios, sistema de controle de tração e bloqueio antirroubo do descanso central são outras novidades do modelo. 

O sistema de navegação da Garmin dá orientações por voz caso o piloto tenha um fone com Bluetooth auricular ligado à TMAX. O motor de 560 cc bicilíndrico tem 47 cavalos de potência máxima e trabalha conectado ao câmbio automático do tipo CVT. 

A linha 2022 da scooter foi disponibilizada na Europa nas cores Extreme Yellow, Icon Blue e Sword Grey. Para quem busca um modelo mais sofisticado, a Yamaha lançou a TMAX Tech MAX. 

Com a mesma configuração mecânica, a versão acrescenta para-brisa com acionamento elétrico, assento e manetes aquecidos, controle de velocidade de cruzeiro e suspensão traseira ajustável. 

A versão Tech MAX está disponível nas cores Dark Petrol e Power Grey.